quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ciao!

1° dia

Ontem foi o dia da viagem. Atribulada, como sempre. Como Diz o meu amigo Marduk, o primeiro dia é sempre o pior, depois sò melhora. Mas como nem foi nada mal, sò pode querer dizer que vai ser tudo bem! (escrevo do computador do hostello, ja que a net wifi é terrivel, e assim os acentos vao ter que ser ao contrario, ou inexistentes)

O aviao partiu uma hora atrasado. Entrei no que devia ter partido mas estava avariado, entao siga sair e esperar por um novo. Conheci logo gente, uma Ucraniana e a filha pequena que iam visitar a irma; um casal de portugueses emigrantes com 3 filhas que nao pescam portugues; um casal de portugueses velhos de Braga que diziam que eu era parecida à neta deles. Antes disto, as minhas malas tinham um total de 3kg a mais, tive que me ajoelhar no chao e tirar uma manta, toalhas e umas botas; mesmo assim nem um kg tirei, mas a senhora deixou passar. Là foi a minha mae com uma trouxa de roupa embora :)

Ao chegar ao aeroporto de Bolonha, tinha 2 malas gigantes e uma mala de mao quase tao grande como as outras, tudo pesadissimo. Os carrinhos de mao eram como os do continente, precisavam de moeda de 1 euro, eu so tinha de 2 e nao havia onde trocar. O casal Portugues ajudou-me.

Tinha que apanhar um bus para a estaçao de comboios, entrei no unico que havia na rua, mas antes perguntei a um rapaz que estava na fila se era aquele; so podia ser. Ja voltamos ao rapaz, antes a historia do velho do Feios Porcos e Maus.
Ora, ainda na fila, eu com as 3 malonas, um senhor se nao igual, muito parecido, perguntou se precisava de ajuda; obvio que precisava. Ajudou. Comprei o bilhete e ele meteu-me as malas la dentro, ao pe da porta de tras porque nao cabiam em mais lado nenhum; fui para ao lado das malas. Veio a viagem de meia hora a conversar comigo, ele a perguntar coisas em italiano e eu a responder em mix de italiano e frances, ja que ele so falava isso e eu nem isso, quase :) Queria saber o meu nome, de onde era, para onde vinha, o mesmo de sempre. Comecei a temer (pouco, mas temi) pela minha segurança ahah todos dizem que os italianos sao matreiros, mas isso qualquer pessoa, independentemente! Por acaso quando chegamos à estaçao ele foi-se embora e desejou boa viagem ;) tudo certo. Entao o tal rapaz do incio, chama-se Christian, perguntou-me se queria ajuda e jà que ele tinha que esperar por um amigo por duas horas foi comigo tirar o bilhete para Ferrara. Falatava uma hora para mim entao fomos a uma praça. O meu novo amigo é alemao, tem 22 anos e estuda agropecuària; a imagem do fundo do telemovel dele era ele abraçado a uma cabra. Na praça tive uma recepçao bem bonita, bem ao estilo e conhecido encanto italiano, se bem que mais alternativo. Um dj com alto computador numa mesita, por baixo do arco do edificio que coroava a praça, a por muscia transe e um grupo de raparigas a dançar uma especie de ballet contemporaneo no centro; depois foram embora e uma delas deitou-se no meio do chao. Primeiro pensei que fizesse parte da peça, mas rapido deu para perceber que sò queria dormir. Pouco depois começa um miudo de 3/4 anos com alta break dance noutro ponto da praça e toda a gente foi ver :)

Fomos para a estaçao, despedi-me do alemao - que ainda me levou as malas para dentro do comboio - e fui carimbar o ticket. Um chines que nao falava nada nada de ingles ajudou-me a meter as tralhas numa rede e segui mais meia hora, direccao Padova, com paragem em Ferrara. Pouco antes de chegar comecei a meter mala a mala ao pe da porta; no fim dei conta que a porta estava estragada, mas o comboio ja tinha parado. Um Italiano qualquer que estava sentado ali, no fim da carruagem, ajudou-me e fomos a correr com as malas aos trambulhoes para a outra porta, do outro lado, e ele ainda saiu para as tirar. Estava a ver que ficava ele na estaçao e eu seguia ;) mas correu bem.
Sai, esperei pela Francesca: uma Italiana escuteira com quem tinha combinado via e-email e que jà me esperava ha seculos. Chegou com 3 amigas, tambem elas escuteiras, todas de 23 anos: a Agata, a Luisa e a Mariana, a primeira a conduzir um citroen pequenissimo. Foram as 2 grandes malas atras e a pequena (grande) a frente com a luisa.

Fomos ao Hostel; pousei as minhas coisas, fui passar a cara por agua que estava nojenta (eu) e um calor insuportavel no quarto, credo. Tinha uma Japonesa e outra de nacionalidade, cara e aspecto indefinidos a dormir. Nao ha quartos individuais aqui, mas as condiçoes sao bem boas até ver.

Seguimos para uma praça (nao me lembro o nome), mesmo aqui ao lado; bancos em anfiteatro com relva a rodear a estatua de um escritor que da o nome à dita. E' ali o Palio, em Maio. Sentamo-nos num dos socalcos e comi o que me trouxeram, mesmo amorosas: uma especie de crepe, mas com massa de pizza, com queijo e fiambre - mas um queijo genial, com ervas e nao sei que mais, muito muito bom! :)
Conversàmos, tal e tal, e vieram deixar-me ao pouso.

Fui tomar banho, arrumei as coisas, estive no computador e fui dormir. :)

Ciao!

1 comentário:

Sofia disse...

Ainda agora chegaste e ja tens ai uma mini-aventura. Acho que devias sinceramente dedicar.te a esse tipo de coisas..experieciadora de aventuras..parece.te bem? :) vai dando novidades! :) beijinhos